Processo criativo – como crio minhas peças de crochê!

Atelie Debora Alves Processo criativo - como crio minhas peças de crochê!

O processo criativo, processo de produção de uma peça autoral é tão empolgante para mim quanto seu resultado final. A maneira como crio peças de crochê não tem muitas regras. Muitas vezes eu sei exatamente o que quero criar, mas outras vezes não tenho a mínima ideia! Sento no sofá com um novelo e uma agulha na mão e começo a crochetar, meio “sem rumo”. Em alguns dias, esse fazer displicente resulta numa peça lindas; em outros, serve de “chute inicial” para algo que estava escondido na cabeça. O fazer e refazer faz parte desse processo (cada peça tem, em média, três ou quatro protótipos).
A transformação do fio em um objeto ainda é algo que me encanta! Olho para o novelo de fio, olho para o objeto pronto e ainda me surpreendo (embora eu mesma tenha realizado a transformação).

Atelie Debora Alves Processo criativo - como crio minhas peças de crochê!
Criar peças de crochê é algo que me faz feliz e realizada!

E a inspiração? A inspiração por vezes vem de uma necessidade (quero uma bolsa com tal característica), por vezes vem de algum filme que eu assisti, algum livro que estou lendo ou algum lugar que visitei. Às vezes, para minha surpresa, não vem de lugar nenhum. Simplesmente surge.

Atelie Debora Alves Processo criativo - como crio minhas peças de crochê!
Muitas vezes começo a crochetar sem muito objetivo!

Tudo é muito novo para mim, que até poucos anos atrás se achava alguém prática e racional demais para ser criativa. O crochê veio me libertar dessa ideia e me mostrar que somos todos criativos. Só precisamos descobrir o que desperta esse nosso lado. Para mim, são peças, particularmente bolsas, de crochê com um quê de contemporaneidade, uma modernização de uma técnica milenar!
O processo criativo, que era uma incógnita para mim, está se tornando caoticamente familiar 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *